Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é marcada pela perda progressiva da transparência do cristalino, uma espécie de lente natural dos olhos.
Sintomas
O principal sintoma da catarata é o embaçamento da visão, que dificulta e até impossibilita as tarefas do dia a dia. Em fases avançadas, o indivíduo chega ao ponto de enxergar apenas vultos e luzes.
Causas
O envelhecimento é a principal causa da catarata. Infecções nos olhos, diabetes, tabagismo e exposição excessiva à luz solar sem proteção estão entre os fatores de risco.
Diagnóstico
Para diagnosticar a catarata, o médico pode usar um instrumento chamado oftalmoscópio, que analisa se há opacidade no cristalino.
Método de prevenção
Proteger os olhos da luz solar, adotar um estilo de vida saudável e evitar o uso de colírios sem prescrição médica são formas de diminuir o risco de catarata.
Tratamento
O tratamento da catarata envolve cirurgias, que hoje muitas vezes usam laser para ajudar a remover a região afetada do cristalino e trocá-la por uma lente artificial. Óculos e lentes de contato podem ser prescritos em certos casos.
Duração
A catarata persiste e piora com o tempo. Mas é curada com cirurgia.
Contagiosa?
A catarata não é contagiosa.
Pode ser contraída mais de uma vez?
A catarata não volta após a cirurgia.